12 de fevereiro de 2010

Chegou o Weduc. O Facebook para Pais e Professores

"Pais sem tempo para saber o que os miúdos andam a fazer durante o dia é tão banal que não é notícia. Pais que aproveitam a pausa do café ou a hora do almoço para espreitar o que os filhos estão a fazer na escola, na aula de ballet ou nas explicações de Físico-Química é que já não é tão comum mas, a partir de Março, vai passar a ser um hábito em pelo menos três escolas do ensino pré- -escolar e básico da região de Lisboa. Pais e professores vão estar ligados a uma plataforma online que os vai permitir partilhar mensagens, trabalhos escolares, avaliações de alunos ou convocatórias para reuniões de encarregados de educação.
Weduc é uma espécie de Facebook, mas criado para os pais terem acesso a todo o tipo de informação sobre a educação das crianças, mesmo que cada filho esteja em escolas diferentes, ou a fazer actividades distintas como karaté ou natação. Basta que os professores e educadores ponham toda a informação na mesma plataforma. "Propomos uma rede social em que os pais podem trocar mensagens com os professores e também com os outros pais da turma, responder a pedidos de autorização ou até convidar os colegas do filho para as festas", conta Paulo Mateus, um dos promotores do programa, que vai arrancar no próximo mês em fase piloto, mas que tem como objectivo final chegar a todo o país e ainda atravessar as fronteiras, levando o modelo para qualquer escola do mundo.
Outras fronteiras. "O Weduc só faz sentido se for exportado lá para fora e é por isso que foi desenhado de raiz para ser multilingue", explica Paulo Mateus, esclarecendo que no próximo ano lectivo conta lançar o projecto em escolas brasileiras, tendo ainda iniciado contactos com parceiros espanhóis: "O nosso conceito é universal pois em todo o lado há casais que querem saber o que se passa com seus filhos." É uma necessidade comum à maioria dos pais e que começou por ser, em primeiro lugar, uma urgência de Paulo Mateus: "Estando a trabalhar ou a viajar era complicado conseguir acompanhar as rotinas dos meus dois filhos", conta o empresário que entretanto deixou a área financeira e de mercados de capitais para se juntar a Pedro Barros e lançarem o Weduc.
Pais atarefados são portanto um dos principais destinatários da plataforma e foi isso mesmo que os promotores encontraram quando iniciaram a fase de levantamento de eventuais interessados neste serviço. O Weduc está a ser promovido há menos de duas semanas no Facebook e já conta com mais de 700 utilizadores: "A maioria são pais que viajam, pais divorciados ou pais que trabalham muito e fazem um grande esforço para acompanhar o percurso escolar dos filhos."
Professores e escolas também estão entre os curiosos que entraram na rede social, embora com "diferentes graus" de entusiasmo: "Uma das particularidade desta ferramenta é que abre uma porta de comunicação entre pais e educadores que depois é muito difícil fechar." Outra característica do Weduc é que permite aos pais avaliar a qualidade do ensino, atribuindo medalhas de mérito às escolas ou ver o currículo dos professores: "Há algumas resistências, mas a vantagem desta plataforma é que pode funcionar mesmo quando só uma parte dos docentes aceita as regras do jogo."
A rede tem ainda outras ferramentas como pesquisa de serviços e empresas na área da educação e o objectivo é desenvolver ainda mais conteúdos: "A plataforma estará sempre a crescer com funções que serão acrescentadas a partir das necessidades de pais e professores."

Sem comentários:

Enviar um comentário