21 de maio de 2012

Dia "Shots sem Álcool"

A ESFLG foi uma das quatro escolas do concelho contemplada, sexta-feira passada, pela iniciativa da Câmara Municipal de Cascais que visa prevenir o uso e abuso de bebidas alcoólicas junto dos jovens.

De acordo com o site da CMC "É possível sair à noite, beber e divertir-se sem ingerir álcool, é esta a mensagem que procuramos passar aos jovens com este tipo de iniciativas”, explica Frederico Pinho de Almeida, vereador da Ação Social na Câmara Municipal de Cascais. “Embora seja difícil medir o impacto destas ações na população jovem, se ficar lá o bichinho da consciência já é um ganho de causa”, acrescenta o vereador, adiantando: “o nosso objetivo é informar melhor os jovens e ajudá-los a tomar decisões conscientes”.
Durante o dia, os alunos de quatro escolas secundárias do concelho - IBN Mucana (Alcabideche), Fernando Lopes Graça (Parede), Alvide e Cidadela (Cascais) – viveram momentos diferentes com um bar aberto onde puderam experimentar shots sem álcool feitos pelos alunos do primeiro ano do curso de Operações Turísticas e Hoteleira da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Além dos shots sem álcool os alunos receberam crachás para usar no boné, camisola ou mochila e recordar mensagens importantes a qualquer momento como “Sabes dizer não? Tu decides”, ou “Divirto-me sem álcool”, ou ainda “Adoro rir! Para quê o álcool?”, slogans criados pelos alunos da Escola Secundária de Alvide.

Para as professoras de inglês Alexandra Silva e Paula Abreu, “iniciativas como esta fazem imenso sentido, até porque os jovens veem o consumo de álcool como uma coisa banal. É importante que possam saber que pode haver divertimento sem álcool”. Por outro lado, as docentes deixam o repto: “estas iniciativas deviam estender-se para fora da comunidade escolar porque lá fora o comportamento em grupo é diferente”.

“O álcool não deixa de ser uma droga”, destaca o Cabo Sousa, do programa escola Segura da GNR-Sintra. “Temos cada vez mais acidentes com jovens que consomem álcool e que trazem consequências graves. Estas iniciativas são sempre boas porque sempre fica alguma mensagem”.

Sem comentários:

Enviar um comentário