12 de dezembro de 2011

Novidades da Revisão Curricular

A proposta do governo de Revisão da Estrutura Curricular será divulgada esta tarde mas, horas antes, já a agência Lusa, citando fonte oficial do Ministério da Educação e da Ciência, avançava que a carga horária das disciplinas de História e Geografia vai aumentar nos 7º e 9º anos.

"Actualmente, para estas duas disciplinas existem, no total, quatro tempos lectivos semanais no 7.º ano e cinco tempos lectivos semanais no 9.º ano. Pela proposta do MEC, a partir do próximo ano lectivo haverá cinco tempos lectivos semanais no 7.º ano e seis tempos lectivos semanais no 9.º ano para ambas as disciplinas.

Em Julho, a nova equipa do Ministério da Educação e Ciência (MEC) introduziu alterações nos desenhos curriculares, como o reforço a Língua Portuguesa e Matemática e a extinção da Área de Projecto nos 2.º e 3.º ciclos. Na altura, o ministro Nuno Crato sublinhou que estas eram modificações pontuais, sem prejuízo de reformas mais profundas.

As alterações serão aplicadas no próximo ano lectivo (2012/2013), mas antes estarão em discussão pública a partir de hoje e durante cerca de um mês e meio.

Aquando da ida ao Parlamento, a 17 de Novembro, Nuno Crato, prometeu apresentar medidas e sujeitá-las a um alargado debate, sublinhando que “a dispersão curricular” é “inimiga da qualidade”, referindo que o objetivo era recentrar a aprendizagem nas disciplinas centrais, como o Português e a Matemática. “Acabar com História e Geografia só por cima do nosso cadáver, isso são especulações”, garantiu na ocasião.

Outras disciplinas que deverão ser objecto de alterações são Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Educação Visual e Tecnológica (EVT).Quanto a TIC, Nuno Crato já disse que entende que alunos do 9º ano já têm conhecimentos suficientes de informática
."

Sem comentários:

Enviar um comentário