18 de maio de 2010

Boas Práticas na Escola

No âmbito do processo de avaliação externa da Escola, realizou-se ontem, no Auditório, uma reunião/debate subordinada ao tema Boas Práticas na Escola. Fizeram parte do painel de convidados um grupo de Professores que está, este ano, pela primeira vez, na ESFLG e um elemento da Associação de Pais nas mesmas condições, o Director, a Profª Teresa Catrau e ainda um representante da Câmara Municipal de Cascais.
 No convite endereçado pelo Director, foi pedido que cada um dos elementos do Painel enumerasse pontos que considerasse serem Boas Práticas e, em comparação com experiência de escolas anteriores, pontos que considerasse passíveis de alteração.
Foi com agrado que pude constatar que todos os presentes se referiram à ESFLG como um local de trabalho agradável, onde as relações humanas superam por vezes as meras relações profissionais e se revestem de carácter de amizade, salientando a permanente disponibilidade da equipa de gestão para resolucionar quaisquer problemas que vão surgindo no dia-a-dia da Escola.
Todos os intervenientes salientaram o facto de a imagem da Escola para o exterior não ser espelho da grande quantidade e qualidade de trabalho que ali é feito, tendo sido opinião geral de que esta situação deveria ser alterada.
Encerrando uma sessão que durou três horas e meia, o Director da ESFLG considerou ter sido este, de todos os debates organizados no âmbito da avaliação da escola, o mais interessante e mais produtivo em termos de questões levantadas e que, só por si, seriam motivo para outras reuniões/debate deste género.

Sobre este tema, consultar "Escolas de Futuro, 130 Boas Práticas de Escolas Portuguesas", da Porto Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário